Pós-Graduação Lato Sensu Online
Inovação e Tendências na Educação
Sobre o Curso
As tendências educacionais, no mundo inteiro, apontam para uma nova visão de ensino e aprendizagem, voltada para uma formação integral do sujeito, com integração de espaços diferenciados e tecnologias diversas.
O NMC HorizontReport é um documento publicado anualmente que indica as principais tendências educacionais que deverão ser apropriadas pelas instituições do ensino superior no mundo inteiro, a curto, médio e longo prazo. Essas tendências devem ser apropriadas pelos professores e professoras logo, sob o risco das escolas e universidades ficarem para trás na formação dos sujeitos.
O avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o seu uso na formação dos sujeitos têm exigido dos docentes um novo domínio, não somente das tecnologias, mas principalmente de uma nova prática pedagógica que estas tecnologias induzem. Na sociedade em rede e de compartilhamento de informações e conhecimentos, as tecnologias são utilizadas com novas possibilidades no meio educacional. Mas não é somente inseri-las na educação para fazer a inovação no processo de ensino e aprendizagem. Os novos cenários de aprendizagens, amparados em metodologias inovadoras e encantadoras, juntamente com a integração das TDIC, visam contribuir na apropriação de competências e habilidades profissionais, emocionais e humanísticas, assim como propiciam maior interação entre educadores e aprendizes.
Objetivo
Propor soluções criativas e preparar os participantespara uma nova atitude pedagógica, desenvolvendopráticas inovadoras inerentes às necessidades domundo atual, especialmente as tendênciaseducacionais previstas por diversos órgãos depesquisa, as quais devem ser adotadas em espaçoseducacionais diferenciados para favorecer odesenvolvimento do aprendiz-protagonista.
Justificativa
O curso em tela se propõe a suprir uma necessidade de atualização e inovação da formação de professores e educadores que atuam em diversas áreas educativas, considerando a importância de um novo olhar para os atores do processo educativo e a reinvenção de seus papéis. No cenário de práticas pedagógicas inovadoras, de rupturas com os paradigmas conservadores a favor do emergente, o educador deve assumir um papel de mediador, um problematizador que proporcione desafios adequados para a construção do conhecimento, que priorize uma relação dialógica entre docente- aluno e conhecimento. O curso conta com a participação de professores de diversas áreas da UFPE, demonstrando sua originalidade e transdisciplinaridade.
Modalidade
O Ambiente Virtual de Aprendizagem será utilizado para promoção de debates e apresentação dos trabalhos em vídeo, podcasts e textos, além da distribuição dos materiais e recursos digitais.
Os estudantes terão que participar de um encontro síncrono de 15 em 15 dias e realizar atividades assíncronas no AVA. Este será realizado nos AVA GSuite da UFPE ou o Moodle com exposições e debates, além da realização de atividades ‘ mão na massa’.
Matrícula
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FORMULÁRIO DE MATRÍCULA assinado;
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Documento de identificação (a Carteira Nacional de Habilitação não é válida para esse fim, por não informar a naturalidade);
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Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação, reconhecido pelo MEC, indicando a data em que a colação de grau foi realizada. Caso o diploma de graduação seja de instituição estrangeira, deverá estar revalidado no Brasil;
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Outros (especificar).